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Seleção de Graxa

Seleção de Graxa


Postagem de 01/10/2020 por

Décadas atrás, uma graxa padrão era utilizada em praticamente todas as aplicações da indústria, com algumas exceções. Hoje temos uma variedade enorme de lubrificantes disponível, com o uso cada vez mais customizado. Essa diversidade tem o potencial de maximizar a performance dos equipamentos e logicamente os resultados da planta, no entanto a seleção do lubrificante correto tornou-se muito complexa.

A escolha do lubrificante adequado passa por alguns critérios como fator de velocidade, relações de carga, viscosidade do óleo base, temperatura, etc. Abordaremos um dos critérios mais importantes para a determinação do lubrificante: a viscosidade mínima do óleo base.

Uma das formas de avaliar o grau de separação das superfícies em contato e consequente a eficiência do lubrificante é definida pela viscosidade do óleo base. As condições de trabalho como temperatura, rotação, além do dimensional dos mancais afetam diretamente a espessura desse filme lubrificante.

A maneira mais usual e segura de mensurar e avaliar a condição de lubrificação para rolamentos é o fator de viscosidade “kappa”.

O fator kappa(κ) é a relação entre a viscosidade de óleo mínima necessária (ν), e a viscosidade do lubrificante nas condições de operação (ν1). Podendo ser expressa como:

Os parâmetros para determinarmos a viscosidade mínima (ν) [mm²/s] são:

●       Diâmetro médio do rolamento dm = (d+D)/2 [mm]

●       Rotação [min-¹]

●       Temperatura de operação [°C]

Já a viscosidade do lubrificante na condição de operação (ν1) é baseada nas viscosidades publicadas pelo fabricante a 40° C e a 100°C (ficha técnica), obtidas através de ensaios, esses dados são aplicados ao diagrama ν-T (abaixo), obtendo assim o valor desejado.

Exemplo: Avaliaremos o rolamento de esferas código: 61868M

Diâmetro interno: 340 mm

Diâmetro externo: 420 mm

1.      Diâmetro médio: dm = 380mm

2.      Rotação: n = 500 min-¹

3.      Viscosidade do óleo base na temperatura de operação: ν = 14 mm²/s

4.      Temperatura de serviço: T = 70°C

Aplicando os dados no diagrama abaixo, conforme numeração preestabelecida temos:

Diagramas d x v & v x T | Fonte: Kluber Lubrication

No diagrama a esquerda obtemos a viscosidade mínima requerida do óleo base: ν = 38 mm²/s. (ponto 3)

Rebatendo o ponto 3 obtido no diagrama a direita e aplicando a temperatura de serviço chegamos a viscosidade na temperatura de operação: = 14 mm²/s

Podemos então calcular a relação de viscosidade kappa

Comparando o valor obtido com a tabela abaixo teremos uma visão geral da condição de lubrificação:

A vida em serviço tende a aumentar à medida que se aumenta a viscosidade, porém essa característica é limitada pelo cisalhamento do lubrificante e elevação dos níveis de atrito, levando ao aumento da temperatura.

Temos como referência o fator kappa abaixo de 4, podendo ser aplicado tanto na lubrificação a graxa como óleo. Em determinadas aplicações o fator kappa pode ainda estar fora dos limites que temos como padrão, recorrendo a aditivos e períodos especiais de relubrificação para obter performance. Vale ressaltar que a acurácia da escolha do lubrificante é diretamente proporcional a assertividade e a qualidade dos dados passados pelo usuário.

Temos atendido mesmo as condições mais severas de trabalho com lubrificantes de alta performance através de mais de 40 anos de história.

Conte com o nosso escopo técnico especializado para prover as soluções que você que precisa.

Ficou com dúvida? Precisa de um lubrificante para um item crítico? Entre em contato para obter mais informações.


Fonte:

Klüber Lubrication - The element that rolls the bearing

WEG - Avaliação do lubrificante para operação de mancais em máquinas elétricas girantes

ISO 3448 - Industrial Liquid Lubricants


Elaborado por: Eng.º Rafael H. Bublitz | Engenharia de Vendas e Aplicações


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