Aguarde. Carregando conteúdo

Ferramentas de manutenção | Extratores Externos

JUN
2017
Ferramentas de manutenção | Extratores Externos

Além do momento econômico desfavorável, onde busca-se inevitavelmente redução de custo, somado as dificuldades enfrentadas pela equipe de manutenção, a demanda por soluções e ferramentas que otimizam o trabalho dentro da indústria é cada vez maior.

Nas paradas de máquina, seja por quebra ou preventiva, a retirada dos componentes que estão montados sob pressão e/ou interferência, (rolamentos, polias, etc.) são, em muitos casos, os grandes responsáveis pelo tempo total de parada, caso não se tenha as ferramentas adequadas.

Para a remoção dos componentes citados recomenda-se o uso do extrator, ferramenta que auxilia na remoção de rolamentos, buchas, polias e engrenagens.

Há uma ampla gama de modelos de extratores para as mais diversas aplicações, neste texto abordaremos apenas o extrator externo.

tech

Extratores externos: Mecânicos (esquerda) | Hidráulico (direita) Fonte: NTN Experts Tools

Duas opções são disponíveis para extratores tipo: Mecânico e Hidráulico.

Extratores Mecânicos: acionamento de extração mecânica onde um fuso é acionado através de uma chave (tipo aparafusamento). Essa solução é a mais econômica, porém, limitada a pequenos e médios rolamentos.

Extratores Hidráulicos: possuem acionamento através de uma bomba hidráulica integrada, gerando forças de extração altíssimas com baixo esforço. Possui dispositivo de retorno automático do pistão e além disso, válvula de segurança que impede eventual sobrecarga. Uso possível até em rolamentos de grande porte.

A escolha do extrator certo para o trabalho de desmontagem é fundamental para um serviço fácil, rápido e com segurança; preservando assim a integridade dos componentes mecânicos e em muitos casos, o próprio rolamento.

Em alguns casos o rolamento retirado pode ser até reinstalado, desde que seja feita a força. Para selecionar o extrator adequado alguns parâmetros devem ser observados como:

  • Diâmetro do rolamento a ser extraído;
  • Profundidade do rolamento no eixo;
  • Força de extração;
  • Espaço para “puxar” o rolamento.

Sempre que possível, a escolha de extrator com acionamento hidráulico traz maior vantagem, já que o esforço físico de acionamento é menor e a carga efetiva de extração é consideravelmente maior.

A aplicação de métodos e dispositivos apropriados de montagem e desmontagem podem refletir em segurança, ganho de tempo, precisão no serviço e redução de custo.

Consulte a Romaço, podemos especificar a ferramenta certa para sua necessidade, transformando “tempo de parada” em disponibilidade de máquina.

 

Referências: Fonte | NTN Experts Tools

Elaborado por: Engenheiro Rafael H. Bublitz Departamento de Engenharia de Aplicação

Envie sugestões para:
technews@romaco.com.br
Receba a Tech News por email: Cadastre-se Ver todas as Tech News