Aguarde. Carregando conteúdo

Procedimento para Montagem de Rolamentos a Frio

MAI
2017
Procedimento para Montagem de Rolamentos a Frio

A experiência da Romaço em análise de falhas em rolamentos mostra que é muito comum a falha de rolamentos por montagem incorreta.

Para rolamentos de pequeno e médio porte é muito comum a montagem do rolamento a frio. Porém, existe alguns cuidados que devem ser tomados nesse procedimento para evitar danos e consequentemente a falha prematura do rolamento.

AJUSTES Antes de iniciar a montagem é importante que os ajustes de eixo estejam corretos, para isso, deve-se consultar o catálogo dos rolamentos.

1

Como o rolamento entra com interferência é sempre necessário o uso de uma ferramenta adequada

para realizar a montagem,e é aí que a escolha correta faz toda a diferença.

COMO NÃO FAZER:

Antes de mostrar a ferramenta ideal, vamos falar um pouco de como NÃO se deve montar um rolamento. Jamais deve-se utilizar punção para montagem de rolamentos, por dois motivos: o punção aplica uma força em um ponto no rolamento, isso acaba fazendo que rolamento entre de maneira desalinhada no eixo; o outro motivo é que o material do punção é mole e pode soltar lascas que vão para dentro da pista do rolamento.

Não se deve também bater com martelo ou marreta diretamente no rolamento, a dureza do rolamento é elevada e consequentemente se torna frágil o impacto direto nos anéis pode ocasionar trincas, sem falar nos danos à gaiola.

2

FERRAMENTAS IDEAIS Uma das melhores ferramentas para montagem a frio é a Maleta de Montagem, um kit composto por vários apoios de material sintético resistente ao choque, martelo de anti recuo e prolongadores em alumínio.

3

Mas afinal, por que é importante utilizar a maleta de montagem? A principal vantagem da utilização da maleta é o apoio correto na transmissão do impacto durante a montagem. Caso este impacto seja transferido pelos elementos rolantes (esferas ou roletes) a pista do rolamento pode sofrer marcações que irão causar falha prematura do rolamento.

No exemplo abaixo, a interferência com o rolamento está no eixo, note que ao montar o rolamento aplicando força no anel externo os elementos rolantes é que vão transferir esta força para o anel interno e então para o eixo. Este modo de instalação é incorreto.

4

 Transferência nos anéis durante o processo de montagem pelos elementos rolantes.

5

6

Marcação nos anéis durante o processo de montagem do rolamento

Já com a maleta de montagem essa falha não ocorre já que os apoios são feitos para encostar nos dois anéis do rolamento, garantindo sempre que o impacto seja transmitido da maneira correta, tanto para montagem no eixo quanto no alojamento.

7

A Romaço além de ser consagrada na venda de rolamentos, correias, graxas e retentores também é líder em venda de ferramentas para montagem e desmontagem de rolamentos, a Maleta de Montagem é uma das ferramentas que está no portfólio.

Ligue e peça uma cotação, este investimento na manutenção vai reduzir muitas horas desperdiçadas com retrabalho e montagens incorretas.

Elaborado por: Engenheiro Wellington R. Treichel | Departamento Engenharia de Aplicação Romaço

Envie sugestões para:
technews@romaco.com.br
Receba a Tech News por email: Cadastre-se Ver todas as Tech News