Aguarde. Carregando conteúdo

Transmissão por Correias Continental SILENTSYNC

OUT
2017
Transmissão por Correias Continental SILENTSYNC

Com o avanço da tecnologia e capacidade das máquinas e equipamentos, os sistemas de transmissão também tiveram de ser otimizados para atender as altas solicitações de trabalho. A transmissão por correias segue sendo muito utilizada por ser de concepção simples, econômica, de fácil reposição e eficiente.

A transmissão de movimento através de correias lisas planas e de perfil V só é possível devido ao atrito com as polias, e isso se dá através da tensão inicial do conjunto. Um efeito que ocorre devido a essa particularidade é o deslizamento entre a correia e a polia, o que faz com que a velocidade angular entre os eixos possa não ser constante.

Dessa forma, a transmissão de potência e torque fica limitada ao coeficiente de atrito e pressão de contato entre correia e polia.

A solução para este deslizamento são as correias dentadas ou sincronizadoras, que fazem a transmissão da potência através do contato entre os dentes da correia e da roda dentada, como pode ser observado na figura abaixo:

Esse tipo de correia é utilizada em aplicações onde não é tolerada alteração na relação, por exemplo, motores de combustão interna onde os pistões e as válvulas devem estar sempre sincronizados.

Devido à alta solicitação de correias sincronizadoras, a Continental lançou em seu portfólio um novo produto chamado SilentSync, com novo perfil de dentes helicoidais conforme imagem a seguir:

Esse desenho patenteado – Helical Offset Tooth (H.O.T), proporciona melhor resistência ao engrenamento, movimentos mais precisos, aumento da potência, melhor distribuição da pressão e maior resistência ao cisalhamento em torques elevados.

Os benefícios dessa inovação em transmissão podem ser observados a seguir:

O conjunto SilentSync foi projetado para eficiência, e por isso, oferece até 25% a mais de capacidade com eficiência energética de 98%, devido à alta tecnologia de materiais e design.

A Romaço Rolamentos trabalha com toda linha de correias e mangueiras da marca Continental, e conta com uma equipe técnica especializada à disposição para trazer soluções aos seus clientes.

Contate-nos para mais informações.

Referências:

Correia (mecânica) – Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Correia_(mec%C3%A2nica)#cite_note-Collins-2. Acesso em: 21 agosto. 2017

Catálogo Continental | Produtos de transmissão de potência, Brasil 2015 (09002-01/15)     

Catálogo Continental | Produtos de transmissão de potência, Correia SilentSync, Brasil 2015 (09005-01/0-15)

Elaborado por: Eng. Guilherme Schmidt | Engenharia de Aplicação 

Envie sugestões para:
technews@romaco.com.br
Receba a Tech News por email: Cadastre-se Ver todas as Tech News